domingo, 1 de junho de 2014

Tipos de Energia

Energia Potencial
Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização. É uma energia que fica “adormecida” num objeto e essa força só será despertada a partir do trabalho, sendo que quando ele ocorrer a energia potencial será transformada em outra energia. Existem mais de uma forma de força potencial. São as chamadas: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.

Energia Potencial Gravitacional:
A energia potencial gravitacional é a energia que trata de calcular a força da gravidade e sua ação nos corpos. Essa ação tem relação direta, como veremos na sua equação, com a massa desse corpo e com sua distância.
Essa energia está presente em todos os momentos de nossa existência, visto que age por ação da gravidade, e está em todos os lugares do Planeta Terra. A gravidade exerce uma força, em direção ao centro da terra de, aproximadamente, 9,8 m/s². Isso quer dizer que todo objeto, mesmo parado, tem sobre si uma força agindo para “empurrá-lo” para a direção do centro da terra. Para calcularmos a força potencial gravitacional ainda dependemos de duas variáveis: a massa e a distância. 
Energia Gravitacional 

Energia Potencial Elástica:
A energia potencial elástica se trata da energia que uma mola, elástico ou qualquer material que consiga ser distorcido e voltar a sua forma de origem, consegue armazenar. Esse armazenamento  parte do princípio de que a mola (ou seja, qual for o material elástico) usada na situação possa ser deformada e, enquanto ela continua nessa situação ela “armazena” energia, que vai ser liberada quando ela puder voltar ao seu estado normal.    
Nessa aplicação, imagina-se que uma mola perfeita, possa devolver com igual intensidade e força, a energia que ela recebeu. No entanto, essa mola “ideal” não existe e só é usada em aplicações de exemplos. Sendo assim, para cada mola, teremos uma variável chamada constante elástica, que é a dificuldade que a mola, especificada no exemplo,  tem de se contrair ou se alongar. Subentende-se que, quando mais dura for a mola, MAIOR será sua constante elástica, e quanto mais frágil e fácil for de distorcê-la, MENOR  será sua constante elástica.
Podemos ver exemplos dessa força agindo em vários momentos no nosso dia a dia como nas molas de amortecedores de motos e carros, no uso de “linguinhas” para juntar papéis e etc. Podemos ver esse efeito em ação até mesmo no nosso próprio corpo, quando receber forte pressão sobre uma perna, por exemplo, e depois de algum tempo não a sua recuperar a forma normal da perna, sem marcas ou deformações . 
Energia Elástica

Energia potencial Elétrica:

A energia potencial elétrica é a energia adquirida por um corpo, quando esse é colocado num campo elétrico. Um campo elétrico é um campo gerado por forças de cargas elétricas, como íons, elétrons ou prótons. Esse campo é possível graças às forças de atração e repulsão que ocorrem pela proximidade de cargas semelhantes (para acontecer a repulsão) e diferentes (para o caso de atração).
O potencial elétrico é a medida de capacidade de um corpo de produzir trabalho quando se encontra num campo elétrico. É a capacidade de repelir ou atrair cargas através da sua energização.  Esse potencial não depende da carga do corpo colocado. A energia potencial elétrica se diferencia pela energia elétrica pelo fato de a energia potencial elétrica ser a capacidade de um corpo obter trabalho num campo elétrico. Já a energia elétrica é a geração de energia baseada na diferença de potencial, sendo possível, assim, manter a circulação de uma corrente elétrica entre os pontos.

Energia Cinética

Energia cinética é um tipo de energia mecânica. Se caracteriza por ser a energia adquirida por um corpo por estar em movimento. Essa energia está diretamente ligada, principalmente, ao movimento, mas também está ligada a massa do corpo. 

A peculiaridade dessa fórmula está no fato da velocidade ser trabalhada sempre ao quadrado (v2). Portanto, isso mostra que um objeto em movimento ganha energia cinética e, por conta da sua velocidade, essa energia cresce rapidamente.
Além da ligação que existe entre a energia cinética e a energia mecânica, existe também a ligação dela com o trabalho. 
Trabalho é uma energia que se obtém por meio do uso de uma força por determinado trajeto. Estar empurrando uma caixa é um trabalho. Nesse caso, o trabalho é positivo, pois se está exercendo força a favor do deslocamento da caixa. Ao longo do deslocamento, o objeto que está sendo movido ganha energia cinética. Sendo assim essa força também é considerada nos cálculos de trabalho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário