terça-feira, 3 de junho de 2014

Como são visualizadas as diversas Literaturas nos caminhos de Salvador?

Ao chegarmos em alguns lugares de Salvador, percebemos que tudo se encontra bem conservado, quando chegamos no famoso Pelourinho, percebemos parte da nossa literatura tanto na cidade alta como na cidade baixa, passamos pelos becos, descemos as ladeiras  é como se estivéssemos vivenciado os romances de Jorge Amado tais como: Capitães de Areia, Cortiço (ressaltando que a Igreja do Senhor do Bonfim, junto com suas escadarias também fizeram parte da literatura, porém um pouco mais recente, no século XX). 
Lugares Visitados:
Jorge Amado:

Em frente a fundação de Jorge Amado, vemos a imagem do Exú, o famoso do Candomblé, que hoje muitas pessoas tem uma visão muito preconceituosa sobre essa religião. Muitas vezes as pessoas relacionam Exú com o Diabo cristão, relacionam como um deus voltado para a maldade, para a perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos. 
Mas na verdade o que é o Exú? 

Exu (Èsù) é a figura mais controversa do panteão africano, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação. Deus da terra e do universo; na verdade, Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana. Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia, contendo em sim todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Considerado pelas pessoas como um ser ruim, que só traz a maldade, mas na verdade Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, é um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra, como qualquer humano.

"O candomblé sobrevive até hoje porque não quer convencer as pessoas sobre uma verdade absoluta, ao contrário da maioria das religiões" (Pierre Verger)


Exú
Igreja Santa Bárbara:
O filme O pagador de Promessas, foi realizado na cidade de Salvador, onde grande parte do filme é feito na escadaria da Igreja de Santa Bárbara. Zé do burro o pagador, teve esse apelido, por conta de um burro que tinha muito apego. No filme, o animal que Zé tinha total apego, foi ferido, com isso fez uma promessa no terreiro de candomblé, que iria dividir suas terras com os necessitados e iria carregar uma cruz pesada como a de Jesus até a igreja da santa, mas como na sua cidade não existia essa igreja, ele teve que vim para o interior da Bahia, no caso Salvador. Chegando em frente a Igreja sua mulher Rosa,que acompanhou toda essa viajem, insistia para que Zé deixasse a cruz na porta, e subisse sem ela, mas ele dizia que iria ser forte e que a promessa era levar a cruz até o altar da igreja.

Igreja Santa Bárbara


Placa que se encontra em frente a Igreja Santa Bárbara:

Ruas do Pelourinho (Salvador-BA):

Centro histórico de Salvador

O pelourinho era um instrumento de punição legal utilizado pelos portugueses em todas as cidades do Brasil. Era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, erguido em praça pública, onde os infratores da lei eram amarrados e chicoteados.
O pelourinho de Salvador foi instalado no século 16, com a fundação da cidade. Inicialmente, localizava-se na Praça Municipal (atual Praça Thomé de Souza). Foi transferido depois para o Terreiro de Jesus e, com o protesto dos jesuítas, transferido para um local após as Portas de São bento, como indicado no Prospecto de Caldas. Em 1807, foi instalado no atual Largo do Pelourinho, até que esse tipo de punição fosse extinto, cerca de 30 anos depois.
O Largo do Pelourinho e suas redondezas abriga um grande número de casarões e igrejas dos séculos 17 e 18. Alguns são hoje instalações de museus, centros culturais e restaurantes.

Fonte: http://www.bahia-turismo.com/salvador/centro-historico/pelourinho.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário